Quem somos

Flutua é um coletivo que surgiu em 2017 na Universidade Federal de Uberlândia e realiza oficinas educativas e objetos infláveis a partir de plásticos e outros materiais descartados. 

Sua atuação se apoia nos eixos ambiental, educativo, artístico e arquitetônico-urbanístico e se dá especialmente em espaços públicos e instituições de cultura, educação e cuidado. 

Por meio delas, pretende-se promover reflexões sobre si, o outro, os espaços comuns e suas relações cotidianas, bem como experimentar criações coletivas.

Atualmente, o coletivo é formado por profissionais da arquitetura e do urbanismo e estudantes das artes visuais e do design, mas em cada atividade agregam-se novas parcerias!

Quer colaborar conosco ou propor um novo projeto? Envie uma mensagem no nosso perfil de Instagram @coletivoflutua ou através do e-mail projetoflutua@gmail.com. Estamos sempre disponíveis para conhecer novas pessoas e ideias!

Eixos de Atuação

Ambiental

Preocupamos com uma das maiores questões ambientais do momento: o volume de resíduos sólidos, especialmente plásticos, produzidos e muitas vezes indevidamente descartados. Por isso, coletamos e reutilizamos os mais variados tipos de superfícies plásticas com a finalidade de ressignificá-las. Trabalhamos também com outros resíduos, como madeira, metal e papel.

Educativo

Prezamos pela democratização do processo de criação e dos assuntos relacionados às artes, à natureza e à cidade. A finalidade é que todos se sintam parte e se identifiquem com nossas atividades, além de permitir que as mais diversas pessoas troquem conhecimentos conosco e entre si. Para tanto, realizamos oficinas com públicos diversos, em especial educadores e crianças e jovens em formação. Nosso objetivo é não só ensinar, mas também aprender.

Artístico e Cultural

Interessamos por temas que também perpassam pelas artes e promovem a cultura. Neste campo múltiplo, experimentamos principalmente a linguagem tridimensional das esculturas e instalações em eventos e exposições. O plástico é a nossa referência de materialidade. Com ele e com o ar, nossas bolhas constroem e se desconstroem.

Arquitetônico e Urbanístico

Eis aqui onde surgimos. Criamos e instalamos estruturas infláveis que subvertem as noções de arquitetura. Neste lugar, também estudamos e experimentamos a cidade e os seus habitantes de maneira lúdica e divertida. As ações são efêmeras, mas as marcas permanecem.

FLUTUA hoje

Beatriz Justo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU). Mestranda em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa espaço público, instalações urbanas e educação urbanística. Atua em espaços públicos pelo coletivo Flutua e pelo Instituto A Cidade Precisa de Você e possui experiência em captação de recursos por meio de editais públicos e privados, gestão de projetos culturais, mediação e realização de oficinas com diversos públicos e confecção de objetos infláveis.

Karen Steinman

Graduade em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e Inovação Social e Facilitação de grupos pelo The Youth Initiative Program (YIP). Atua transitando entre educação, arte, pesquisa e produção cultural. Trabalha com intervenções urbanas, facilitação de oficinas, performance e ativações lúdicas através de jogos e dinâmicas em coletivos voltados a repensar o papel da arte e do espaço para sociedades mais justas e democraticas, tal como FLUTUA.

Lara Paim

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU), especializada em Gestão de Projetos Culturais pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e formada em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro. Atua como produtora cultural em coletivos e projetos que dialogam com a cidade, cultura e políticas públicas, tal como FLUTUA. Trabalha com cenografia e direção de arte, com experiência em estruturas infláveis, upcycling e materiais de reuso. Pesquisa as tensões e potências entre arte, corpo, performance e cidade.

Luiza Dalvi

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU). Foi bolsista da CAPES com a pesquisa ''Arte, Arquitetura e Cidade'' dentro do Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NuPLi) da FAUeD-UFU e realizou cursos livres de Curadoria de Arte Contemporânea na Belas Artes de São Paulo (BA-SP) e na University of the Arts London (UAL-UK). É membro FLUTUA, assessora parlamentar na Câmara Municipal de Uberlândia e atua com políticas urbanas, ambientais e culturais. Pesquisa Direito à Cidade e intervenções urbanas.

Raisa Gomes

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (IArtes-UFU), onde realizou pesquisa científica sobre os espaços habitacionais em relação ao gênero feminino. Participa do grupo de pesquisa Arte Ocupa, que estuda o direito à cidade como espaço lúdico e criativo e também do coletivo FLUTUA, em diálogo semelhante. Possui experiência na área da educação através do PIBID (Programa Institucional de bolsa de incentivo a docência) e no desenvolvimento de outras oficinas por meio de estágios na licenciatura.

Thauana Gabriela

Graduanda em Design pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU), com foco em design de interiores e uma profunda paixão pela preservação da cultura afro-brasileira. Atualmente, tem se dedicado a aprimorar seus conhecimentos e habilidades nesse campo, com um olhar sensível e uma ambição de explorar novas perspectivas. Compõe FLUTUA e busca integrar a rica herança da cultura afro-brasileira em seus projetos de design de interiores, criando espaços que contam histórias e promovem a diversidade cultural.

Quem já passou por aqui

Agradecemos a todas as pessoas que já colaboraram conosco, em especial:

Anna Carolina Moreira

2018

Felipe Assis

2018

Ariane Freitas

2018 - 2019

Isabela Magro

2018 - 2019

Rayssa Carvalho

2017 - 2020

Isadora Fernandes

2018 - 2023