Quem somos

A FLUTUA é um coletivo que busca, através de práticas efêmeras – em especial pneumáticas – explorar o potencial de um criar coletivo em atividades expressivas que geram a reflexão acerca de uma melhor compreensão de si, do espaço onde vivem e da sua relação dentro da cidade. 

Através de experimentações lúdicas que envolvem desenhos, expressões corporais contemporâneas e técnicas construtivas alternativas, temos como propósito a idealização e realização de estruturas infláveis a partir de materiais plásticos de reuso que servem não só de exercício prático e recreativo, como também de instalações e intervenções temporárias. O processo envolve relações de troca de conhecimento através da arte, do afeto e do tato, contemplando desde a concepção do espaço FLUTUA até a sua execução, para que todos tenham a oportunidade de se sentirem parte daquele projeto, seja na ideia, no desenho ou na materialização do objeto.

Eixos de Atuação

Ambiental

Preocupamos com uma das maiores questões ambientais do momento: o volume de resíduos plásticos produzidos e muitas vezes indevidamente descartados. Devido a isso, coletamos e reutilizamos os mais variados tipos de superfícies plásticas, com a finalidade de ressignificá-las. Trabalhamos também com outros resíduos, como madeira, metal e papel.

Educativo

Prezamos pela democratização do processo de criação e dos assuntos relacionados à arte, à natureza e à cidade. A finalidade é que todos se sintam parte e se identifiquem com nossas ações, além de permitir que as mais diversas pessoas tenham acesso à esses conhecimentos. Por isso, realizamos oficinas com públicos plurais, em especial crianças e jovens em formação. Nosso objetivo é não só ensinar, mas também aprender.

Artístico

Interessamos por temas que também perpassam pela arte. Neste campo múltiplo, experimentamos principalmente a linguagem tridimensional das esculturas e instalações em eventos e exposições. O plástico é a nossa referência de materialidade. Com ele e com o ar, as nossas bolhas se constróem e desconstróem.

Arquitetônico e Urbanístico

Eis aqui onde surgimos. Para além de experiências, criamos espaços que despadronizam as noções de arquitetura. Neste lugar, também estudamos a cidade e os seus habitantes de forma lúdica e efêmera, mas que buscam deixa marcas permanentes.

A FLUTUA hoje

Beatriz Justo

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal Uberlândia, com pesquisa relacionada às ocupações e intervenções em espaços públicos a partir de uma perspectiva de gênero. Atualmente, além de atuar na FLUTUA, atua em projetos no Instituto A Cidade Precisa de Você. Possui experiência em captação de recursos por meio de editais públicos e privados, gestão de projetos culturais, mediação e realização de oficinas com diversos públicos, escrita de materiais didáticos e confecção de objetos infláveis.

Isadora Fernandes

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista do CNPQ com a pesquisa “Análise e Produção de Espaços Livres em Uberlândia’’ dentro do Núcleo de Estudos Urbanos (NEURB) da FAUeD-UFU, realizou estudos em Arquitetura Paisagística na Universidade do Algarve (UAlg) em Portugal e, atualmente, trabalha com projetos arquitetônicos. Acredita na potencialidade dos espaços coletivos enquanto locais de acolhimento e de formação de consciências sociopolíticas e artísticas.

Lara Paim

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante a graduação atuou na produção de eventos culturais como 12º Seminário Docomomo Brasil - Arquitetura e Urbanismo do Movimento Moderno - Patrimônio Cultural Brasileiro: difusão, preservação e sociedade e Senemau Udi 2019 - Seminário Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Atua nos coletivos Flutua e Instituto A Cidade Precisa de Você como forma de estudar e experimentar as tensões e potências entre arte, corpo, performance e cidade.

Luiza Dalvi

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista da CAPES com a pesquisa ''Arte, Arquitetura e Cidade'' dentro do Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NuPLi) da FAUeD-UFU e realizou cursos livres de Curadoria de Arte Contemporânea na Belas Artes de São Paulo (BA-SP) e na University of the Arts London (UAL-UK). Atualmente, trabalha com gestão pública e desenvolve estudos e experimentações em espaços públicos da cidade, valorizando as práticas colaborativas, inclusivas e participativas.

Quem já passou por aqui

Somos gratas também a todes outres que colaboraram conosco!

Anna Carolina Moreira

2018

Felipe Assis

2018

Ariane Freitas

2018 - 2019

Isabela Magro

2018 - 2019

Rayssa Carvalho

2017 - 2020